16 de novembro de 2010

O nosso adversário analisado pelo... Adversário

O Moreirense joga no próximo domingo com o FC Porto. Será um jogo a contar para a Taça de Portugal que marcará o regresso de um “grande” a Moreira de Cónegos. No último desafio entre ambos, o Moreirense “travou” o FC Porto ao empatar 1-1. Agora será diferente, os “Cónegos” disputam a Liga Orangina enquanto o FC Porto vai “passeando” pela Liga Sagres. No texto escrito abaixo, poderá ler uma análise ao próximo jogo feita por um adepto adversário. Deste modo, ficaremos a conhecer a conhecer o adversário e a saber o que conhecem de nós. A colaboração é de José Carvalho (fundador do Portal Dos Dragões).


José Carvalho
Fundador e Administrador do Portal dos Dragões


No próximo domingo regressa a Taça de Portugal, com uma deslocação a Moreira de Cónegos para defrontar o Moreirense. É uma deslocação curta, mas é um jogo que se adivinha muito complicado. O Moreirense ainda não perdeu em casa, e está integrado numa liga muito competitiva. E taça é taça, portanto, não há vencedores antecipados e as surpresas são frequentes.

Os adeptos do FC Porto esperam ganhar, mas o sentimento geral é que será um jogo bem duro, aliás à semelhança de todo e qualquer jogo que o FC Porto já fez com o Moreirense, independentemente do local do jogo. Basta lembrarmo-nos que o Moreirense bateu o pé ao FC Porto (1-1) no ano em que a equipa se sagraria campeã da Europa. Está tudo dito...

Os adeptos também associam o Moreirense a dificuldades e não o contrário. Muitos também preferiam defrontar uma equipa da primeira divisão, já que existe algum receio que falte concentração neste jogo, ou qu os jogadores facilitem. Parece-me injustificado, quando é o próprio Villas-Boas que assegura que esse espírito não existe na actual equipa. Até agora, as demonstrações em contrário são claras e apoiam as palavras do treinador.

O actual momento do FC Porto faz-nos lembrar outros períodos parecidos. No ano passado falhámos o "penta" e acabou por sair Jesualdo Ferreira, o primeiro treinador da história do clube a ganhar 3 títulos consecutivos. Os adeptos estão habituados a vitórias e lidam mal com insucessos. A direcção, pelos vistos, também. E voltaram a dar provas disso - em poucos meses, conseguiram dar a volta à situação, contratando um técnico jovem, ambicioso e que, para variar, quer criar raízes no clube que vai com certeza dar-lhe muita notoriedade.

Fizeram igualmente um esforço no reforço da equipa. Ao fim de uns poucos meses de trabalho, é possível efectuar várias alterações na equipa sem que haja grandes diferenças de rendimento. E isso é um aspecto importante e que muito provavelmente levará os Dragões ao 5º título em 6 anos. Com números destes é difícil falar de "ciclos" terminados no FC Porto. Neste momento, temos uma defesa mais forte, apesar da saída de Bruno Alves, temos um meio-campo onde Lucho tem finalmente um sucessor (João Moutinho), um Belluschi e um Rúben Micael de luxo sempre pronto a entrar, e um trio atacante que já deu nas vistas no estrangeiro.

Vai ser curioso ver que equipa Villas-Boas vai escalar em Moreira de Cónegos. Pela minha parte, ficava mais descansado se Moutinho e Fernando fizessem o seu regresso à equipa.

Sobre o Moreirense, é impossível não relembrar o seu período mais glorioso, e nas incríveis vitórias que levaram a equipa a uma subida da 3ª para a 1ª divisão em tão pouco tempo. Cada vez que olho para Manuel Machado, lembro-me que foi ele que esteve por detrás disso. Não é por acaso que isso aconteceu. Há sempre muito esforço e competência por detrás destas coisas.

O Moreirense acabou por não se aguentar muito tempo na 1ª divisão, passou por um mau bocado, mas parece estar a querer voltar ao seu melhor. A equipa tem vários jogadores com experiência de 1ª divisão, e que dão um peso e um "calo" à equipa que tem de ser levado em conta. Felizmente para o FC Porto, alguns deles já não têm a mesma força de outros tempos. Não deixa de ser significativo vermos nomes como Tigrão, Castanheira, Antchouet ou Lourenço. São adversários sempre complicados. Villas-Boas sabe disso.

Espero um jogo levado muito a sério, e um jogo bastante competitivo. O FC Porto terá de estar ao seu melhor para impedir surpresas e para continuar rumo à revalidação deste troféu, uma vez que a Supertaça já está. Pessoalmente, não estou a pensar na eliminatória seguinte. Estou mesmo expectante quando a poder ver este encontro, e ver um bom jogo. Obviamente, espero que vença o FC Porto.

1 comentários:

Anónimo disse...

Grande texto sem dúvida e ainda bem que reconhcem.. Não está ganho! Força Moreira!

17 novembro, 2010

Enviar um comentário